Receita fácil de sushi para iniciantes

Quem gosta de comida japonesa provavelmente se habituou a comer fora ou pedir delivery. Mas você sabia que preparar sushi e sashimi em casa não é tão difícil quanto parece? Claro que é mais difícil abrir um aplicativo e pedir, mas preparar essa comida tão deliciosa pode ser um programa divertido para se fazer a dois. Separamos um guia de sushi para iniciantes para você se deliciar com uma comida japonesa caseira. Dá uma conferida!

Ingredientes

– 02 xícaras de arroz japonês

– 02 xícaras de água

– 02 colheres de sopa de vinagre de arroz

– 01 colher de café de sal

– 02 colheres de sopa de açúcar

– 01 pacote de alga

– Salmão fresco

– Cream cheese – opcional 

– Tapete culinário da Vemplast

Primeiro passo – Preparo do arroz

O arroz japonês é diferente do arroz que costumamos comer no dia-a-dia. Sendo um grão menor e mais sensível, ele é essencial para o preparo do sushi, por isso não tente usar arroz comum. 

No preparo do arroz japonês ele vai ficar empapado, pois vamos moldar na montagem, por isso não se assuste, porque você esta seguindo bem a receita de sushi para iniciantes

>> Como fazer um arroz soltinho

Lave o arroz lentamente até sua água ficar com um aspecto mais claro. É bem simples, basta encher um pote com água e lavar o arroz com cuidado para não danificar o grão, quando a água ficar branca, retire a água e repita o processo umas quatro vezes. Isso serve para retirar o excesso de amido do arroz.

Em seguida coloque as 02 xícaras de água para cozinhar o arroz em fogo alto. Muita atenção nessa parte. Coloque o arroz na água fria, sem tempero, no fogo alto e espere ferver. Ao chegar no ponto de fervura, diminua o fogo para o mínimo e deixe o arroz cozinhar por 20 minutos com a tampa da panela semi-aberta.

Para o tempero do arroz

Em outra panela, coloque sal, açúcar, o vinagre e leve ao fogo. Mexa até o açúcar derreter, desligue e reserve.

Coloque o arroz cozido em um bowl e adicione o tempero por cima. Misture tudo com muito cuidado. 

Segunda parte – Cortando o salmão

O salmão é o peixe mais tradicional para se preparar o sushi, mas aqui você encontra uma lista com outras opções. Lembrando que para fazer sushi o peixe deve estar fresco!

Separe a peça em uma tábua e retire a pele passando a faca cuidadosamente para aproveitar o máximo do salmão.

Dica: frite a pele e depois corte em tiras, dá um ótimo acompanhamento

Com uma faca corte longas tiras no sentido do rabo do peixe. Tente deixar a largura do mesmo tamanho que a altura. Filete outros pedaços para comer como sashimi.

Terceira parte – Enrolando o sushi

Chegamos na parte que talvez dê mais trabalho, do nosso guia de sushi para iniciantes. Para enrolar sushi, normalmente, é usada uma esteira, mas o tapete culinário de silicone da Vemplast é recomendado para essa tarefa, deixando tudo bem mais fácil. 

No tapete, coloque uma folha de alga com o lado liso e brilhante para baixo, aplique uma quantidade generosa de arroz sobre toda a alga, colocando  a tira de salmão próximo à beirada. Após enrolar, é só cortar com uma faca bem afiada e separar os rolinhos. 

Dica: o detalhe de colocar o salmão mais para a beirada é porque você vai enrolar o sushi como um rocambole. Igual o chef Raul ensinou neste post.

Antes de enrolar você pode incrementar o seu sushi com cream cheese.

Servir e saborear

Agora que está tudo pronto, distribua as peças de sushi, sashimi e salmão skin na nossa linda barca para sushi e sirva no prato para sushi retangular, seu design possui espaço para colocar shoyu, molho tarê ou molho teriyaki, trazendo a experiência de um genuíno restaurante japonês. 

Seja para a cozinha oriental ouocidental, a Vemplast possui produtos que deixam sua cozinha mais bela e duradoura. 

Visite nosso site

2 thoughts on “Receita fácil de sushi para iniciantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *