Como fazer arroz soltinho: aprenda agora!

Aprenda, de uma vez por todas, quais são todos os passos para não errar na hora de fazer um arroz soltinho para o almoço de todo dia!

O arroz é presença garantida nas mesas de muitas famílias em nosso país. Se ele não falta na sua rotina, chegou a hora de aprender como fazer um arroz soltinho!

Arroz e feijão é a combinação mais consumida nacionalmente! Garante uma boa refeição rica em carboidratos, ferro e vitaminas. Mas o grão é muito apreciado em outros países do globo também. Ele serve de base para muitos outros pratos: paella, gohan, risoto e outras delícias.

Apesar de ser preparado inúmeras vezes, quando você parou e pensou se estava fazendo da forma certa? Os processos são automatizados naturalmente, então, não se culpe. Agora, vamos ver como garantir que o arroz fique bem soltinho na hora de servir!

Primeiro, confira o tutorial em vídeo do MasterChef ® Raul Lemos:

Onde começa o arroz soltinho?

Um bom arroz branco soltinho começa pela escolha dos grãos!

Grãos de arroz variados: para fazer um arroz soltinho, comece escolhendo o melhor tipo!

Sabia que existem inúmeros tipos de arroz? O que comemos diariamente é o tipo “agulhinha”.

Opte sempre pelos grãos já lavados e translúcidos. Os grãos lavados evitam que o arroz se quebre, liberando amido, o que deixa o arroz empapado. Mas, se optou pelos grãos não lavados, lave até a água sair translúcida do arroz. No começo, a água sai leitosa. Faça movimentos leves para não danificar. E deixe secar muito bem, depois na hora que for misturar o óleo no arroz, a água prejudica a absorção de gordura.

Faça a selagem dos grãos

Na parte de refogar o arroz, devemos usar um fio de óleo (não pode encharcar o grão). A selagem nada mais é que criar uma “casca” no arroz, assim não há contato do amido com a água.

Esquente a água antes

Você deve cozinhar o arroz já em água quente por dois motivos:

1 – a água fria pode “lavar” o óleo do arroz;

2 – a água quente acelerará o processo de cozimento.

A água pode ser por volta de 75º, temperatura em que o arroz começa a cozinhar.

Arroz soltinho: com ou sem tampa?

Cozinhe, sempre, em fogo baixo e tampa fechada. Isso fará que o arroz cozinhe na mesma temperatura, aperfeiçoando seu prato. Tire a tampa somente na etapa final, onde resta apenas um restinho de água no fundo da panela.

Depois do arroz seco é só comer, né?

Não! Agora vem o último passo. Após secar toda a água do arroz, use um garfo para soltar, com carinho, os grãos entre si e sirva numa travessa bem elegante.

Esse processo elimina o vapor entre os grãos de arroz e mantem o alimento mais solto e saboroso!

O que achou dessas dicas? Sabemos que esse assunto é muito polêmico entre as cozinheiras(os) de plantão! Por isso, queremos saber se você tem mais alguma sugestão para nós gabaritarmos o quesito arroz soltinho.

Na hora de servir

Use:

Para acompanhar o arroz de todo dia

Use:

2 thoughts on “Como fazer arroz soltinho: aprenda agora!

    • VEM says:

      Olá, Luiz. Tudo bem?

      Ótima pergunta. Realmente pode acontecer, assim, vale deixar a panela “entre aberta”, para o vapor não acumular e expandir em forma de bolhas. Mas isso vária de panela para panela.

      Luiz, gostaríamos de compartilhar outra receita, que está sendo bem avaliada pelos nossos leitores. Clique aqui e confira como fazer o Bolo Trufado, VEM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *