O que é compensação ambiental e qual o papel das empresas em sua aplicação?

Veja como a compensação ambiental passou de teoria dos estudiosos para demanda urgente das empresas. Além de conferir maneiras de utilizá-la como promotora do ESG da sua marca. 

Desde a Eco-92 (Rio-92), evento símbolo sobre mudanças climáticas provocadas pelo ser humano, instituições e pensadores vêm buscando maneiras de eliminar impactos contra a natureza.

Entre as medidas criadas nesse contexto, que virou uma verdadeira demanda do público consumidor, podemos destacar a compensação ambiental.

O que é compensação ambiental?

A compensação ambiental resume-se em ações que promovem o equilíbrio entre a produção empresarial e a preservação do meio ambiente.

Na prática, esse modelo exige que as empresas se responsabilizem por cuidar dos materiais que produzem.

E uma maneira de realizar isso é compensando a produção por meio da reciclagem, pois a quantidade de materiais produzidos alcançou patamares altíssimos.

A urgência da compensação ambiental

Diariamente, no Brasil, são consumidos mais de 720 milhões de copos descartáveis.

Números que causam impactos severos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta.  

Contudo, diante da necessidade de mudar esse quadro, instituições com foco na compensação ambiental, principalmente pelo viés da reciclagem, começaram a surgir:

É o caso da Eureciclo. 

Desenvolvida em 2014, a iniciativa Eureciclo garante que as empresas parceiras reciclem até o dobro da quantidade de embalagens que produzem, recebendo o Selo Eureciclo.

É o caso da VEM: a cada uma embalagem elaborada pela empresa, duas são recicladas.

É a compensação ambiental em seu estado puro, pois se trata da certificação que os resíduos produzidos geram impacto zero à natureza. 

Como a compensação ambiental pode torna-se uma medida ESG

O conceito ESG — que se refere a ações positivas em prol do meio ambiente, sociedade e governança empresarial — ganhou protagonismo por resumir o desejo do consumidor moderno. 

Contudo, aplicar ações assertivas e eficientes em prol do ESG demandam mais do que apenas ações internas em uma empresa. 

Nesse sentido, a compensação ambiental é o caminho para aplicar o conceito de maneira eficiente, pois consegue impactar diferentes públicos. Confira um exemplo:

Campanha “Adote um Copo”: 

Compensação ambiental e Campanha “Adote um Copo”, da VEM.

Com a intenção de combater o uso único dos materiais descartáveis, a VEM criou o projeto Adote um Copo.

Essa ideia que incentiva o consumo consciente e inteligente de produtos duráveis. 

Assim, ao invés de utilizar um copo descartável cada vez que precisar, os colaboradores da VEM ganharam o próprio copo único.

Copos resistentes que contam com lembretes importantes sobre a conscientização ambiental. 

É o chamado plano de ação em duas frentes:

– Ação eficiente na empresa, pois a redução do uso de copos descartáveis desde o primeiro dia.

– Ação eficiente fora da instituição, com a conquista do Selo Eureciclo, garantia que a compensação ambiental está sendo realizada.   

Confira mais dicas como essa no Atitude VEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *