Outubro Rosa e Novembro Azul: Cores que salvam vidas

Outubro Rosa e Novembro Azul: Cores contra o câncer

A prevenção toma conta do final de ano por um motivo: milhares de brasileiros são vítimas do câncer de mama e de próstata todos os anos. Entenda o papel das cores nesta batalha.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 323 mil brasileiros morreram por conta do câncer de mama entre 1996 até 2021. E o problema persiste, pois, somente no ano passado, a média de mortes foi de 50 pessoas por dia. 

Números que colocam a doença como a principal causa de mortes entre mulheres em quatro regiões brasileiras, a exceção é a norte, conforme levantamento do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Já o câncer de próstata provocou a morte de 47 mil homens de 2019 até 2021, com média de 44 óbitos por dia somente no último ano de pesquisa, segundo os dados do Ministério da Saúde. 

Cores aliadas contra o câncer 

O laço e a cor rosa foram, inicialmente, elaborados pela Fundação Susan G. Komen, instituto norte-americano de combate ao câncer de mama. 

A ideia tomou forma durante a primeira corrida pela cura do câncer em 1990, nos E.U.A., onde laços rosas foram entregues aos participantes. 

Essa concepção condiz com a famosa: 

Psicologia das cores do Marketing

A fundação vinculou a ideia a uma cor vibrante, ação validada pela Psicologia das cores do Marketing — princípio que estuda o comportamento em relação às cores e, no viés do marketing, que une produtos e ações a determinadas tonalidades. 

No caso, a cor rosa funciona como potencializador da ideia (prevenção contra câncer de mama), possibilitando que a mente lembre do assunto de maneira subjetiva toda vez que tons de rosa análogos são visualizados. 

Em casos de sucesso desses vínculos, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, os símbolos ultrapassam todas as barreiras, sendo divulgados por diversos agentes sociais. 

As empresas atuais, que possuem o objetivo de crescer,  elegem a saúde e o bem-estar de seus colaboradores como verdadeiras prioridades

Papel das empresas na prevenção do câncer

E, ao contrário do que muitos pensam, isso não ocorre pela simples aceitação dos clientes, mas pelo aumento comprovado da produtividade e pelo entendimento do papel social desses empreendimentos. 

Assim, empresas que promovem ações internas em prol do combate às doenças, como o câncer de mama e o de próstata, conquistam melhores resultados sociais e financeiros. Atitudes que demandam planejamento e espírito de mudança. 

Pensando assim, a VEM desenvolve ações reais e objetivas, visando não apenas a saúde, mas também a aprendizagem contínua de seus colaboradores. 


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