7 dicas para aprender a cozinhar e se sentir um chef

Mulher debruçada no balcão usando o laptop e cercada de alimentos. Ela tem o semblante concentrado, de quem quer aprender a cozinhar
Mulher debruçada no balcão usando o laptop e cercada de alimentos. Ela tem o semblante concentrado, de quem quer aprender a cozinhar

Aprender a cozinhar não é uma tarefa fácil. Mas saber preparar os alimentos ajuda não só a comer bem, mas também pode ser um hobby e até uma terapia. Você é daqueles que não sabe nem fritar um ovo e quer melhorar suas habilidades na cozinha? Se liga nas dicas que a gente separou para você.

1 – Goste de cozinhar

Se alguém quer aprender a cozinhar, essa pessoa tem realmente que gostar do que está fazendo, caso contrário vai ser tudo uma chatice sem fim. Isso vale não só para quem quer fazer aquele omelete caprichado para o almoço, mas inventar pratos novos ou ousar na cozinha. Para isso, tente tornar esse movimento divertido e desafiador.

2 – Mantenha a higiene

É obrigatório higienizar as mãos e os alimentos. Se tiver cabelos grandes, mantenha-os presos, para evitar que algum fio caia na comida. Tenha cuidado também para não deixar anéis caírem no preparo.

3 Siga o passo a passo

Leia a receita completa e entenda todas as etapas antes de por a mão na massa. O ideal é que você entenda todos os processos envolvidos e já deixe os ingredientes necessários prontos para usar.

4- Escolha um tipo de prato pra focar

Claro que quem quer aprender a cozinhar quer fazer vários pratos. Mas, para quem está começando, é melhor focar em uma coisa só do que querer tudo de uma vez. Comece com o mais básico, como assar pães ou fazer um arroz soltinho. Só depois passe para as receitas complicadas, como o Bife Wellington, por exemplo.

5 – Não tenha pressa

Tente deixar seu momento na cozinha tranquilo. Planeje todos os passos e deixe tudo o que vai precisar à mão. Lembre-se que quanto mais correria, maiores são as chances de errar processos e até se queimar. Por isso, tente sempre manter a calma

6 – Inove (quando necessário)

Depois de aprender a cozinhar o básico é hora de querer dar um twist em algumas receitas que já estamos acostumados a fazer. Mas claro que isso tem que ser feito com paciência e bom senso: ninguém quer acabar exagerando no tempero e acabar deixando um gosto estranho no jantar em família.

7 Cozinhe para outras pessoas

Essa dica é fundamental pra quem quer se tornar o novo Chef da família: você nunca vai saber se o tempero está perfeito se baseando somente no seu gosto. Vá atrás de outras pessoas para experimentar suas invenções na cozinha e aproveite bem o feedback é nele que você vai saber o que tem que melhorar e o que já está bom.

Aprender a cozinhar com a VEM é mais divertido

Colocando essas dicas em prática você vai ver que cozinhar nunca foi tão gostoso. E, para dar um toque a mais de estilo para os seus pratos, você use os produtos da VEM. Com designs exclusivos, cores variadas e preço acessível, nossos utensílios são perfeitos para te ajudar na hora de cozinhar, preparar alimentos e servir à mesa. Além disso, são muito resistentes e podem durar por anos!

Então, escolha sua receita, separe seus utensílios e mão na massa! Quem sabe você não acaba abrindo seu próprio negócio e se torna um chef de verdade? Com a VEM, você tem um mundo de possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *