EPIs para cozinha: garanta a segurança de clientes e funcionários

Conheça os EPIs para cozinha que são indispensáveis para funcionários de estabelecimentos de food service trabalharem com mais segurança!

A cozinha é um dos ambientes que mais precisam de atenção e cuidado com a saúde, principalmente as cozinhas industriais, como de restaurantes, por exemplo. Nelas, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são indispensáveis. Neste artigo, você vai conhecer os EPIs para cozinha que protegem seus funcionários e clientes.

Riscos à saúde na cozinha industrial

Na cozinha industrial, é imprescindível treinamentos para se qualificar e estar apto a função. Assim, minimizamos ao máximo os riscos que esse ambiente pode ter.

Tanto o chef quanto seus auxiliares correm o risco constante de sofrerem queimaduras devido às altas temperaturas. Outros riscos incluem acabar se cortando, manuseando facas afiadas a todo o momento.

Como evitar acidentes com EPIs

É para evitar esse tipo de situação, e também reduzir ao máximo as chances desse tipo de acidente acontecer, que existem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). 

Os EPIs são equipamentos de segurança obrigatórios em várias áreas, principalmente em cargos industriais. Na cozinha industrial, os EPIs evitam situações de danos físicos como cortes, queimaduras e quedas, além de também evitar a contaminação dos alimentos e ingredientes usados na preparação das receitas.

EPIs para proteger do coronavírus

Os EPIs também são fundamentais para evitar a propagação de doenças. Esse tipo de cuidado é imprescindível em ambientes gastronômicos. As pessoas se tornam mais vulneráveis ao contágio de vírus e bactérias quando estão comendo. Muitas doenças podem ser transmitidas por via oral ou respiratória.

A Covid-19, causada pelo novo coronavírus, é uma dessas doenças. Para evitar sua transmissão em estabelecimentos de food service, os EPIs são presença obrigatória.

Fique tranquilo! Conhecendo os EPIs necessários e essenciais para o uso na cozinha, você vai conseguir desempenhar o seu papel com maestria e principalmente, segurança.

LEIA TAMBÉM: como ter uma cozinha industrial sustentável

Conheça os EPIs para cozinha

Luvas

Existem vários tipos de luvas que podem ser utilizados na cozinha, e elas são essenciais para a proteção dos cozinheiros durante o preparo dos alimentos.

As luvas térmicas podem evitar queimaduras e facilitar o manuseio das assadeiras e panelas quentes.

Luvas térmicas são EPIs para cozinha que evitam queimaduras
Luvas térmicas são EPIs para cozinha que evitam queimaduras

Existem também as luvas feitas de látex que servem para a limpeza dos utensílios e até mesmo da própria cozinha.

Luvas de látex são ideais para evitar contato com produtos de limpeza
Luvas de látex são ideais para evitar contato com produtos de limpeza

Aventais

Assim como os que usamos em casa, os aventais utilizados em cozinhas industriais também são muito importantes para a proteção do corpo. Geralmente, eles são produzidos em materiais mais resistentes, e te ajudam a proteger o corpo de respingos de óleo quente, por exemplo.

Chef de cozinha industrial utilizando avental para se proteger de acidentes de trabalho
Chef de cozinha industrial utilizando avental para se proteger de acidentes de trabalho

Toucas e Máscaras

Talvez esses sejam os itens que mais vemos no dia a dia, por sem um sinônimo de higiene na preparação dos alimentos.

As toucas são imprescindíveis para impedir que os cabelos caiam na comida. Já a máscara serve para evitar a contaminação de bactérias que possam cair nos alimentos.

Esses são os principais itens exigidos para todos que entram em uma cozinha industrial.

Chef utilizando touca e máscara em uma cozinha industrial para preparar alimentos com segurança
Chef utilizando touca e máscara em uma cozinha industrial para preparar alimentos com segurança

Face Shield

Para levar a proteção para outro nível, em tempos de coronavírus, o face shield é um equipamento de proteção que pode ser muito útil para funcionários da cozinha e também para garçons!

O face shield é um escudo protetor de acrílico que protege toda a face do usuário
O face shield é um escudo protetor de acrílico que protege toda a face do usuário

>> Garanta kits de face shields para a equipe do seu estabelecimento!

Sapatos para Cozinha

Outro item muito importante são os calçados especiais para cozinha. Além de serem confortáveis, já que a profissão exige muitas horas em pé, são fabricados em materiais resistentes, para proteção dos pés e com solados antiderrapantes, para evitar acidentes nesses locais que geralmente são molhados e escorregadios.

Agora que você já sabe da importância dos EPIs e também já conheceu alguns dos mais importantes para a cozinha industrial, é importante seguir à risca as normas da empresa, as formas de uso, e sempre se atualizar com cursos e palestras sobre a segurança no trabalho.

Afinal, além de colocar sua saúde em risco, restaurantes que receberem visitas de fiscais e não estiverem usando os EPIs de acordo com o necessário podem ser autuados e precisam pagar multa. Então podemos concordar que o risco não vale a pena, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *