Segurança na cozinha: 5 formas de evitar acidentes com crianças

Criança quebrando ovo na frigideira. Ela está sentada em cima do balcão. Seu pai está ao lado
Criança quebrando ovo na frigideira. Ela está sentada em cima do balcão. Seu pai está ao lado

Você, que é pai ou mãe, se preocupa com a segurança na cozinha? Esse cômodo é um dos favoritos dos brasileiros e é comum que as crianças queiram explorar o local. Mas cuidado: esse é o local em que mais acontecem acidentes domésticos com pequenos.

Por isso, separamos dicas simples para dar segurança para você e seus filhos. Confira:

1) Esqueça o vidro

O primeiro passo para ter segurança na cozinha é observar o tipo de material que está sendo usado. Por exemplo: utensílios de vidro são comuns, mas eles podem se quebrar facilmente e causar cortes e feridas com os cacos. Por isso, devem ficar fora da sua cozinha.

Atualmente, já existem materiais muito mais resistentes e que são liberados para as crianças. É o caso do policarbonato e do polipropileno. Eles são até 250 vezes mais resistentes que o vidro, 100 vezes mais que a melamina e 35 vezes mais que o acrílico. 

Todos os produtos da Vem são fabricados nesses materiais, que além de não quebrar, têm uma aparência sofisticada que vai deixar sua cozinha elegante. 

2) Olho no forno e fogão

Crianças são curiosas e gostam de explorar os ambientes. Por isso, podem querer escalar o fogão, abrir o forno e até puxar panelas. Para evitar esses acidentes, mantenha os cabos de panelas voltados para dentro do fogão e fique de olho para evitar que a criança se arrisque. 

Assim como você deve manter isqueiros, palito de fósforo e outros acendedores fora do alcance dos pequenos. 

Vasilhas, bowls e outros recipientes quentes também podem levar a queimaduras. Portanto, invista em utensílios que não esquentam. Isso vai te dar muito mais tranquilidade no dia a dia. 

3) Deixe as crianças longe de facas

Cozinhar pode ser uma tarefa para a família toda. Além de ser uma oportunidade de criar laços, ajuda as crianças na relação com os alimentos e na coordenação motora.   

Mas não se esqueça que nem todas as etapas de uma receita podem ser feitas pelos pequenos. Cortar, fatiar e picar ingredientes podem levar a cortes. Por isso, deixe as facas e tesouras culinárias longe dos seus filhos. Esses utensílios devem ser manuseados apenas por adultos.

Garantir a segurança na cozinha também é deixar esses utensílios longe das crianças.

4) Seque bem o chão

Durante o preparo de uma refeição, pode acontecer de água ou óleo caírem no chão. Mas o que é comum pode representar um perigo na cozinha: as crianças podem escorregar e levar tombos que podem causar desde hematomas até fraturas.

Então, mantenha o chão sempre limpo e seco. É uma atitude simples e que evita muitos acidentes.

5) Escolha bem o que vai ao microondas

Este não é um acidente ou um perigo visível. Mas você só deve levar ao microondas vasilhas com indicação do fabricante. É que materiais inadequados podem liberar substâncias tóxicas, que causam danos para a nossa saúde.

É o caso do BPA ou Bifenol A, uma substância liberada por vários tipos de plástico que pode causar desequilíbrio hormonal e problemas neurológicos.

Por isso, antes de colocar um recipiente no microondas, certifique-se que é seguro fazê-lo. Uma forma, por exemplo, é conferir no site da marca ou no próprio produto se há a indicação.

Segurança e estilo na cozinha

Manter uma cozinha segura não significa investir em utensílios sem graça. Invista em produtos com cores e design que mais te agradam, mas sem deixar os cuidados de lado!.

Aqui na VEM, temos copos, jarras, pratos, bowls e muito mais. Clique aqui para comprar agora e aproveite a cozinha com seus filhos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *