Lombo de Natal: receita profissional e dicas

Lombo de Natal receita lombo assado com abacaxi na Travessa Stillo da Vemplast

O clássico lombo de Natal, assado com abacaxi, é a receita perfeita para celebrar a data  com quem você mais ama! Neste artigo, você vai conferir uma receita especial e completa de um lombo de Natal, com dicas extras do Chef Gourmezinho da Vemplast, para um resultado digno de um chef de cozinha profissional! 

Vamos trazer também as melhores opções de como servir o lombo na mesa, para encantar, primeiro, a visão e, em seguida, o paladar!

Lombo de Natal 

Dificuldade: Média

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

  • 1 lombo de porco (com, aproximadamente, 2 kg)
  • 2 limões (para extrair o suco)
  • 2 xícaras (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher de café de colorau
  • 6 dentes de alho grandes
  • 1 abacaxi médio fatiado em rodelas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 colheres de sopa de salsinha
  • 1 maço de alecrim fresco
  • Óleo, pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparo do Lombo de Natal

Dica do Chef Gourmezinho: para um lombo de Natal ainda mais saboroso, comece o preparo da receita no dia anterior ao que for servir! Assim, você vai poder deixar a carne marinando no molho de abacaxi de um dia para o outro. 

No dia anterior

  1. Atenção para a segunda dica do Chef Gourmezinho: com o lado da gordura virado para cima, faça alguns cortes e pequenos furos ao longo do lombo de porco, para colocar os temperos. 
  2. Coloque os dentes de alho, pimenta do reino e os ramos de alecrim dentro dos cortes da carne Assim, a carne vai absorver melhor cada sabor!
  3. Prepare o caldo para regar o lombo de Natal misturando suco de limão, vinho branco, colorau e sal. 
  4. Regue a carne com o caldo, cubra com papel alumínio e coloque na geladeira. Deixe, pelo menos, por duas horas, e vá regando com o caldo a cada 30 minutos (você também pode deixar de um dia para o outro, como mencionamos acima, se puder começar o preparo no dia anterior). 

No dia de servir

  1. Dica do Chef Gourmezinho: antes de assar o lombo, vamos selar a carne de todos os lados, para preservar a suculência! Retire da geladeira, polvilhe sal e reserve por 10-20 minutos, para pegar a temperatura ambiente. Depois, doure todos os lados em uma frigideira com um fio de óleo.
  2. Leve o lombo para assar, coberto com papel alumínio, em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de uma hora. Continue regando com o caldo, de vez em quando, durante essa etapa.
  3. Enquanto o lombo assa, vamos aproveitar a mesma frigideira na qual selamos a carne para caramelizar o abacaxi! Aqueça o açúcar na frigideira até caramelizar, acrescente as rodelas de abacaxi e cozinhe até ele ficar dourado. 
  4. Antes de terminar de assar o lombo, retire do forno, regue com o molho do abacaxi e coloque as rodelas nos cortes feitos na carne. Devolva ao forno para terminar de assar, agora sem o papel alumínio.  
  5. Quando o seu lombo de Natal com molho de abacaxi estiver assado, retire do forno e espere cinco minutos antes de cortar! Nesse tempo, os sucos serão absorvidos e a carne vai ficar ainda mais suculenta. 
  6. Decore com salsinha e sirva!

Sirva o lombo de Natal com mais estilo e elegância

Se você valoriza a apresentação do prato e quer deixar o momento da ceia ainda mais especial, que tal servir o lombo com a Travessa Stillo da Vemplast?

Lombo de Natal com abacaxi servido em uma mesa de Natal, na Travessa Stillo da Vemplast, da Linha Profissional Cook, na cor preta
Lombo de Natal com abacaxi servido em uma mesa de Natal, na Travessa Stillo da Vemplast, da Linha Profissional Cook, na cor preta

A Travessa Stillo tem tudo que você quer para a sua cozinha: um design único, praticidade, versatilidade e segurança. Você pode escolher entre os tamanhos P (capacidade para 2 L), M (4 L) ou G (5 L). A opção com tampa é ideal para quem quer explorar mais usos desse produto: ele não pode ir ao forno convencional, mas é ideal para armazenar, servir e tudo que a sua criatividade pedir! 

>> Conheça os kits de Travessas Stillo com tampa!

A Travessa Stillo está disponível em várias cores. Na Linha Profissional Cook, você encontra as opções vermelho, branco, preto, mármore e natural (transparente). 

Já na Linha Tropical, a Travessa Stillo vem nas cores amarelo, laranja, verde, vermelho, branco e preto. 

Travessas Stillo com tampa da Linha Tropical, da Vemplast, em várias cores: branco, amarelo, laranja, preto, vermelho e verde
Travessas Stillo com tampa da Linha Tropical, da Vemplast, em várias cores: branco, amarelo, laranja, preto, vermelho e verde

A Linha Tendência traz as cores mais procuradas do verão 2020-2021! Você encontra a Travessa Stillo nos tons amarelo claro, azul, coral, rosé e verde.

>> Leia também: prepare sua ceia colorida com a Vemplast!

Traga os utensílios da gastronomia profissional para a sua cozinha

Na Vemplast, trabalhamos com dois tipos de plástico para produzir nossos utensílios: o polipropileno e o policarbonato. Ambos são 100% recicláveis! 

Veja as vantagens do polipropileno:

  • baixo custo;
  • mais variedade de cores;
  • baixa absorção de umidade;
  • resistente à flexão e impacto;
  • pode ir ao freezer e microondas.

Se você quer trazer a qualidade da cozinha profissional para a sua casa, a melhor escolha são os utensílios de policarbonato! Confira as vantagens:

  • alta durabilidade;
  • ultrarresistente;
  • suporta temperaturas mais extremas;
  • 250 vezes mais resistente que vidro;
  • 35 vezes mais resistente que acrílico;
  • 100 vezes mais resistente que melamina;
  • pode ir ao forno até 110ºC.

Se, por algum descuido, a Travessa Stillo em policarbonato com o lombo de Natal cair no chão, não se preocupe! A Travessa não vai quebrar e a ceia pode continuar em segurança. Bom apetite e boas festas!

Fricassê de Frango servido na Travessa Stillo Laranja, da Linha Tropical da Vemplast
Fricassê de Frango servido na Travessa Stillo Laranja, da Linha Tropical da Vemplast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *