Aqueça seu negócio: 10 dicas para vender mais e ter uma cafeteria de sucesso

Barista manipulando máquina de café. Investir em bons profissionais é um dos passos para ter uma cafeteria de sucesso

Ter uma cafeteria de sucesso é mais do que vender cafés, salgados e sobremesas. É preciso estar sempre antenado nas tendências do mercado. No caso dos cafés, a aposta da vez são as bebidas especiais. Mas não é só isso: com a pandemia da covid-19, alguns padrões de consumo mudaram.

Para transformar seu negócio em uma cafeteria de sucesso, é preciso muito estudo sobre seu público, concorrentes e sobre a sua empresa. Assim como é preciso avaliar em quais pontos é possível inovar. Por isso, separamos 10 dicas que vão de ajudar:

1) Invista na divulgação da marca

Uma cafeteria de sucesso é aquela que as pessoas lembram. Para isso, faça com que seu público veja sua marca. Antes de mais nada, tenha um site e redes sociais atualizadas. Mas não é só isso.

Pense no tipo de conteúdo que está produzindo e se concentre em criar o que mais se conecta com seus possíveis clientes. Isso é importante, pois os resultados de um trabalho bem executado podem ser bem satisfatório.

2) Torne seu produto um presente

Cestas de café da manhã, festas na caixa e embalagens presenteáveis são algumas ideias que você pode levar para sua cafeteria. Dessa forma, seu produto criará conexões entre as pessoas e o valor afetivo da marca aumentará.

Outra sugestão é investir em produtos personalizados e até sobremesas em miniatura na sua vitrine. Dessa forma, seu cliente levará uma parte da sua cafeteria de sucesso para casa.

3) Crie cardápios sazonais

Invista em edições especiais de comidas e bebidas e trabalhe bastante na divulgação. Imagine que o seu cliente vai ficar ansioso para experimentar a próxima novidade.

Aposte em datas comemorativas, como natal e festas juninas, e leve esses sabores para sua cafeteria. Por exemplo: bolos de amendoim, bebidas com essência de panetone, salgados de pernil… Use e abuse da sua criatividade.

4) Invista em bons profissionais

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que uma cafeteria de sucesso só existe por causa dos funcionários. Tente mantê-los motivados e atualizados. Lembre-se que o mercado de cafés especiais têm ganhado espaço e seu cliente espera ser atendido por quem entenda do assunto. Não se esqueça que são seus funcionários quem têm o contato direto com o público.

5) Tenha um delivery

Essa é uma mudança que veio para ficar! Isso porque, com as restrições do comércio e as medidas de distanciamento por causa da pandemia, o delivery teve crescimento de 250%. Mesmo com a volta da normalidade, não deixe as entregas de lado!

Invista em ter um delivery próprio ou faça parte de plataformas de entrega. Nesse último caso, faça as contas das taxas dos aplicativos. E não se esqueça de dar um toque da sua cafeteria na entrega. Pode ser uma embalagem, um bilhetinho…

6) Faça promoções

Pense em promoções divertidas e novidades que instiguem a curiosidade e desejo das pessoas, faz com que elas voltem mais vezes. Abuse da criatividade, mas sempre em acordo com o que é viável para seu estabelecimento. Brindes exclusivos, programa de pontos ou até cupons de descontos para compras futuras são opções.

Do mesmo modo, crie campanhas de datas comemorativas. Por exemplo: no dia das crianças, ofereça condições especiais para sobremesas coloridas e cafés sem cafeína.

7) Crie combos

Uma ideia é oferecer um café mais um salgado, por um valor um pouco menor do que custaria se comprados separados e ainda oferecer um doce ou sobremesa e aumentar o valor final. Para aumentar ainda mais a eficácia, use suas redes sociais para divulgar as promoções e combos.

8) Ofereça café para viagem

Faça o cliente sentir em outro país! Para isso, é preciso apenas alguns copos térmicos com tampas especiais, açúcar, adoçante e palhetas para mexer. Em cerca de 1 minuto, o cliente compra uma bebida quente saborosa e encorpada, trazendo lucros para seu estabelecimento.

9) Crie um espaço diferenciado

Um espaço para uso de notebooks, leitura ou até um cantinho com puffs é ótimo para fazer as pessoas sentirem vontade de ficar mais tempo dentro do seu estabelecimento e consumir mais.

Também é interessante investir em decoração e iluminação instagramáveis. Pode parecer besteira, mas as fotos dos clientes vão trazer mais pessoas para sua cafeteria de sucesso.

10) Sirva com estilo

Lembre-se que a apresentação é o primeiro contato do seu cliente com seu produto. Por isso, você deve usar xícaras, pratos e bandejas que sejam bonitos e funcionais.

Aqui na VEM, os produtos foram feitos pensando na rotina de cozinhas profissionais. Por isso, são feitos de material inquebrável. Além disso, eles também são liberados para microondas e freezer, e também são lindos! Conheça nosso site e leve a VEM para sua cafeteria.

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