Saiba como fazer a conversão de medidas para receitas

mãe e filha preparando uma receita. Elas fazem a conversão de medidas dos ingredientes
mãe e filha preparando uma receita. Elas fazem a conversão de medidas dos ingredientes

A conversão de medidas errada pode arruinar uma receita. Imagine colocar um ingrediente de mais ou de menos naquele preparo da confeitaria francesa super tradicional, por exemplo. É quase uma certeza que seu prato não vai dar certo.

Por isso, esse assunto gera muitas dúvidas e pode enganar até quem ama cozinhar há muito tempo. A principal dificuldade é que cada receita utiliza um padrão de medida e, com isso, ou você tem um medidor de cada padrão ou precisa correr para pesquisar a conversão de medidas que você precisa.

Então, o ideal seria que todos usassem balanças, copos e colheres medidores. Mas a gente sabe que, na prática, não é bem assim.

Por isso, preparamos um guia que vai descomplicar a hora de fazer as conversões na cozinha.

Conversão de medidas para mililitros

Imagine que você vai preparar aquele bolo de cenoura fofinho, por exemplo, e a receita pede 120ml de óleo. Como você mediria a quantidade correta? Já adianto que você deveria acrescentar 1/2 xícara do ingrediente no seu preparo.

Se liga só em como é feita a conversão:

  • 1 xícara equivale a 240ml
  • 1 colher de sopa corresponde a 15ml
  • e 1 colher de chá são 5ml

Com isso em mente, é possível realizar diversos tipos de conversão. Por exemplo, para o bolo de cenoura, você pode acrescentar 1/2 xícara de óleo, 8 colheres de sopa ou 24 colheres de chá.

Mas isso só funciona para as medidas de volume (litros ou mililitros). Mas, quando falamos em peso, é um pouco diferente.

Conversão em gramas

Em primeiro lugar, entenda que gramas e mililitros não são medidas substituíveis. Isso porque as densidades variam. Se você se lembra das aulas da escola, sabe que é uma relação entre o peso ou massa e o volume de um ingrediente.

Ou seja, 100g de leite condensado não equivalem a 100 ml. Dessa forma, o correto seria medir os dois valores (gramas e ml) de cada ingrediente, com o auxílio dos medidores e de uma balança. Mas isso pode ser um pouco mais complicado na prática.

Por isso, separamos algumas conversões por ingredientes mais comuns que são utilizados no dia a dia:

Ingredientexícaracolher de sopacolher de chá
Açúcar160 g10 g3,5 g
Amido de milho150 g9 g3 g
Arroz200 g
Aveia80 g5 g1,5 g
Chocolate em pó90 g6 g2 g
Coco ralado80 g5 g1,5 g
Farinha de trigo120 g7,5 g2,5 g
Fermento em pó14 g5 g
Manteiga200 g14 g4 g
Mel300 g18 g6 g
Sal20 g5 g

Cozinha descomplicada

Mas não basta só dominar a conversão de medidas, os utensílios que você usa também podem te ajudar na cozinha. Dessa forma, quando você busca investir em produtos funcionais, você economiza espaço na sua casa e ainda traz mais segurança para o seu dia a dia.

Por exemplo: os ramequins da VEM são ótimos para servir acompanhamentos e porções individuais. Mas eles também são perfeitos para o mise en pláce e até para guardar um produto na geladeira.

Além disso, eles são muito resistentes, ou seja, são praticamente inquebráveis. Da mesma forma, são liberados para ir ao freezer e o microondas.

Por último, mas não menos importante, eles são lindos e dão um charme especial para sua mesa.

Mas, além dos ramequins, temos um portfólio incrível de produtos que vão deixar sua cozinha equipada. Então, temos pratos, taças, travessas, bowls e até cubas gastronômicas.

Além disso, todos os produtos tem a qualidade de produtos profissionais. Ou seja, dá para ter em casa os mesmos utensílios que os grandes chefs. Tudo de bom! Então, não perca tempo e venha conhecer nosso portfólio.

2 thoughts on “Saiba como fazer a conversão de medidas para receitas

    • VEM says:

      Bom dia, Dulce. Tudo bem?

      Adorei a sua pergunta. Uma boa alternativa é investir em detalhes na cobertura, por exemplo: uma torta de coco ganha um valor extra ao ser apresentada com alguns pedaços do próprio fruto na cobertura. Vale destacar que desenhos e demais diferenciais também são bem-vindos na cobertura, sem, necessariamente, estar cobrindo toda a superfície da sobremesa.

      Caso tenha ficado curiosa, confira como fazer a torta de coco, Dulce. VEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *