Como ter uma cozinha industrial sustentável

Chef de cozinha em uma cozinha industrial sustentável
Como ter uma cozinha industrial sustentável

Sua cozinha industrial é sustentável? Neste artigo, você vai conhecer os motivos para investir nesta ideia e práticas para tornar o modelo de funcionamento da cozinha do seu negócio preparado para existir por um longo prazo, sem gerar impactos negativos para o meio ambiente e para o seu bolso. 

O que é uma cozinha sustentável

Primeiro, vale lembrar que sustentabilidade é um conceito usado para descrever um produto, ambiente, processo ou sistema que é pensado para existir por um longo prazo. Para ser sustentável, é preciso reduzir os impactos sociais e ambientais negativos e pensar em como produzir impactos positivos para todos os envolvidos.

Assim, uma cozinha sustentável é aquela que adapta seus processos e repensa cada etapa, desde a escolha de fornecedores até a hora de servir, para que o modelo seja viável por muito tempo. Reutilizar materiais, ingredientes e utensílios, reduzir e reciclar os resíduos são exemplos de práticas que tornam uma cozinha mais sustentável. 

Se você já investe em práticas sustentáveis na sua cozinha industrial, está no caminho certo. Mas para quem ainda não se convenceu, vale lembrar que as vantagens de investir em sustentabilidade vão muito além da preservação do meio ambiente. Uma cozinha sustentável também custa menos

Quatro vantagens de ter uma cozinha industrial sustentável

Preservação do meio ambiente

A primeira vantagem é clara: uma cozinha que economiza no uso de recursos naturais e produz menos lixo contribui para a preservação do meio ambiente!

Não dá mais pra ignorar o dano que estamos causando ao planeta e sua biodiversidade. Esse cenário precisa ser revertido e nosso estilo de vida precisa passar por mudanças se quisermos continuar vivendo na Terra por mais tempo! 

Economia

A segunda vantagem de ter uma cozinha industrial sustentável é a economia de gastos. Quem pensa que sustentabilidade é cara se engana! Uma cozinha industrial bem planejada e otimizada para utilizar os recursos de maneira mais inteligente também dá mais lucro

Isso acontece porque, quando reduzimos o lixo e reutilizamos ingredientes, como o óleo, por exemplo, com os equipamentos certos, vamos precisar repor matérias-primas e utensílios com menor frequência. 

Eficiência

Uma cozinha industrial sustentável também ganha eficiência. A reutilização de materiais e a redução de lixo tornam a rotina da cozinha mais fácil de organizar. Você também vai ter mais capital para investir em equipamentos e tecnologias para levar seu negócio para o próximo nível!

Imagem positiva

Por fim, a quarta vantagem de ter uma cozinha industrial sustentável é agregar valor à sua marca! A sustentabilidade é uma característica cada vez mais buscada e apreciada pelos consumidores. Seus clientes vão se sentir bem em apoiar um negócio que contribui para a preservação dos recursos naturais e que adota boas práticas de gestão. 

Boa parte da população global toma decisões de compra com base em critérios ambientais e sociais. Um estudo global da Edelman Earned Brand, feito em 2018, concluiu que os compradores orientados por uma causa são a maioria em todas as faixas etárias e de renda! Segundo a pesquisa, 85% dos consumidores globais preferem marcas socialmente responsáveis.

Quer começar a economizar, ajudar o planeta e encantar clientes? Veja a seguir como ter uma cozinha industrial sustentável!

Práticas sustentáveis para cozinha industrial

  • Pratique a gastronomia sustentável: na hora de escolher fornecedores, dê preferência a alimentos orgânicos e produtores regionais. Esteja atento às receitas sazonais para aproveitar os ingredientes de cada época do ano. Não incentive o consumo de espécies ameaçadas de extinção!
  • Zere o desperdício: que tal tentar reutilizar 100% dos alimentos? Pense em pratos para preparar com as sobras das outras receitas do seu cardápio.
  • Economize no uso da energia elétrica: deixe os equipamentos em stand-by quando não estiver utilizando e opte por lâmpadas fluorescentes! A conta de luz também vai chegar mais barata. Você também pode optar por fontes de energia renovável, como a instalação de painéis de energia solar, por exemplo. 
  • Atenção ao uso da água: utilize as máquinas de lavar louças sempre cheias. Assim, você evita o gasto desnecessário de água. 
  • Dê adeus os descartáveis: a melhor forma de reduzir radicalmente a produção de lixo da sua cozinha é parando de usar utensílios descartáveis para servir os alimentos. Você pode substituí-los por produtos mais duráveis criados para a gastronomia profissional!

Conte com os melhores parceiros

Você sabia que a Vemplast nasceu da vontade de tornar o mercado de food service no Brasil mais sustentável? Nós fomos a primeira empresa a produzir linhas completas de utensílios de plásticos para gastronomia profissional no Brasil.

Trabalhamos com dois tipos de plástico mais duráveis: o polipropileno e o policarbonato. Ambos são 100% recicláveis e não interferem no sabor do alimento!

A Linha Profissional Cook da Vemplast tem tudo que seu negócio precisa para servir com mais estilo, elegância e sustentabilidade. Ela é feita em policarbonato, um material que suporta temperaturas mais extremas. Ele é 250 vezes mais resistente que o vidro, 35 vezes mais resistente que o acrílico e 100 vezes mais resistente que a melamina!

Se você está em busca de utensílios com maior durabilidade para preparar e servir as receitas da sua cozinha, somos o parceiro ideal para o seu negócio! Conheça nosso catálogo de produtos!

1 thoughts on “Como ter uma cozinha industrial sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *