Hoje, a gente vai falar sobre um assunto bem interessante na gastronomia: a harmonização de cerveja com pratos quentes, frios e sobremesas!
Antes de qualquer coisa, é necessário entender do que se trata a harmonização na cozinha.
O que é a harmonização de alimentos?
Harmonização nada mais é do que a combinação de todos os componentes de uma refeição juntos, de forma com que o prato principal, a sobremesa e a bebida se complementem no sabor e na apresentação como um todo.
Como fazer uma boa harmonização na cozinha
Um conceito que sempre vai estar presente na harmonização de qualquer prato como um todo é a criatividade. Mesmo já conhecendo alguns alimentos que combinem bem com a cerveja, existem inúmeras combinações possíveis de se fazer dependendo de coisas como o sabor, cor e tipo da cerveja escolhida para a harmonização.
Por exemplo, se um prato conta com bastante gordura e tempero, é necessária uma cerveja com teor alcoólico maior para que exista uma conexão entre os dois itens. Essa harmonia entre as os sabores é baseado nas semelhanças entre o prato principal e a bebida.
Tendo isso em mente, vamos então quais as melhores companhias para a sua harmonização de cerveja com sobremesas, pratos quentes e pratos frios.
Como harmonizar cerveja
Cerveja com Pratos Quentes
Facilmente encontrada, a combinação de cerveja com pratos quentes é uma prática bem comum para o brasileiro, principalmente quando o assunto é churrasco.
Para harmonizar com um corte de carne, como uma picanha, é sempre válido usar de cervejas Pilsen, que são mais leves e contrastam com o prato, permitindo uma melhor degustação do sabor.
Cerveja com Pratos Frios
Os melhores pratos frios para se combinar com a cerveja são petiscos. Eles podem ser servidos como entrada para serem degustados durante o preparo dos pratos principais. Isso é um ponto importante para se ter em mente no planejamento da harmonização.
Porções de salame e queijos mais gordurosos, como o parmesão, pedem cervejas mais fortes, que acabam por cortar o amargo do queijo ou então complementam o sabor da salame. Para isso, são recomendadas cervejas do tipo India Pale Ale (IPA) por conta do seu amargor.
A apresentação pode ser feita ao estilo mesa de boteco, com os frios sobre uma bandeja rasa acompanhados da cerveja em uma tulipa ao fundo.
CONHEÇA: Kit para servir Petiscos da Vemplast
Cervejas para harmonizar com Sobremesas
Não, você não leu errado. Existem combinações que podem ser feitas com cervejas e sobremesas, que não só formam uma combinação inusitada de sabores, como também permitem uma composição visual muito ampla para a sua harmonização no quesito de apresentação.
Mas quando o assunto é sabor, vale lembrar que a sobremesa sempre vai ser o protagonista da harmonização.
Portanto, se deve escolher tipos de cerveja que não cancelem o sabor do mesmo, assim se aproveita bem mais a combinação como um todo.
Cervejas com sorvetes no verão
Nesse clima de calor do verão, é comum servir sorvetes e outras receitas frias para ajudar a refrescar, então se você for harmonizar alguma cerveja com sorvete, o tipo mais indicado é o Porter, que são cervejas de sabor pouco amargo, que complementam o sabor do sorvete de forma sútil.
Para a apresentação dessa combinação, o ideal é usar taças de sorvete mostrando a mistura entre ele e a cerveja na própria taça dando um charme a mais para a harmonização.
VEJA TAMBÉM: uma das bebidas mais populares da Europa, saiba tudo sobre o Gin!
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como são realizadas a as harmonizações de cervejas com pratos de diversos tipos, que tal experimentar fazer uma do seu jeito? Afinal, a melhor parte da harmonização de alimentos é a criatividade de quem está as montando, portanto fique à vontade para criar as suas próprias harmonizações.