Descubra o segredo: como deixar sua geladeira organizada traz economia para seu bolso

Ilustração de uma geladeira organizada. A porta está aberta

O eletrodoméstico queridinho dos brasileiros está presente em mais de 98% das casas. Mas nem todo mundo sabe como é importante manter uma geladeira organizada.

Antes de mais nada, vamos deixar claro que não se trata apenas de saber o que pode ou não ser refrigerado. Mas também de identificar onde o alimento deve ficar para durar mais. 

Uma geladeira organizada facilita o funcionamento, diminuindo o consumo de energia elétrica. Além disso, quando armazenados de forma correta, os alimentos duram mais. E, quando você sabe exatamente quais alimentos tem em casa, é mais fácil saber quais alimentos consumir primeiro – evitando o desperdício. 

Por isso, nós separamos algumas regrinhas que vão te ajudar nesse processo.

Capriche na limpeza

Uma geladeira organizada também deve ser limpinha. Então, antes de começar a colocar os alimentos, você deve limpá-la. Isso ajuda a eliminar fungos e bactérias e cheiros ruins que possam ficar no eletrodoméstico.

Para a limpeza, retire todos os itens e higienize com pano úmido e uma solução de água e detergente. Da mesma forma, você também pode passar álcool 70. O importante é limpar bem toda a superfície interna da sua geladeira.

Armazene bem os alimentos

Dependendo da forma como você leva os alimentos para a geladeira, eles duram mais. Por exemplo: frutas, legumes e verduras devem ser bem lavados, em uma mistura de água e água sanitária (1 litro para 1 colher de sopa, respectivamente), e bem secos. Eles podem ser armazenados em sacos de tecido, bowls ou bandejas.

Já as sobras de comida devem ir para a geladeira em um recipiente com tampa. Dê preferência aos utensílios que não deixam cheiro. É o caso das travessa stillo da Vem.

No caso de congelados, como carne, a regra é a mesma. Mas preste atenção se o recipiente escolhido é liberado para ir ao freezer.

Cuide bem das sobras dos alimentos enlatados, como milho e ervilha. Pois eles estragam muito mais fácil se continuarem na lata. 

Aproveite todos os locais da geladeira

Você sabia que cada região da geladeira é mais adequada para cada tipo de alimento? É que, quanto mais perto do congelador, mais refrigerada é a prateleira. Então, siga essas dicas para aproveitar melhor essa diferença:

  • Deixe a prateleira de cima para os alimentos com menor validade e que precisam de mais refrigeração. É o caso de embutidos e laticínios.
  • Nas prateleiras do meio, devem ficar as sobras de alimento, sobremesas e tudo que estiver cozido. Dê preferência a recipientes empilháveis para ganhar espaço.
  • A última prateleira pode armazenar garrafas de bebida que são pesadas demais para a porta da geladeira.
  • As gavetas grandes são para frutas e legumes. Para evitar mistura de cheiro e sabor, deixe uma gaveta para as frutas e outra para os legumes.
  • Deixe a porta para produtos que não estragam com a variação de temperatura, como água, sucos e refrigerantes. Os ovos são muito sensíveis a essa mudança, então não devem ficar na porta da geladeira. Por outro lado, você pode deixá-los na primeira prateleira ou até em um local seco e arejado, se a sua cidade não for muito quente.
  • No freezer, coloque carnes e outros alimentos que deseja conservar por mais tempo, como pães, frutas picadinhas e feijão cozido.  

Geladeira organizada de forma divertida

Use produtos coloridos para deixar a geladeira linda também do lado de dentro. Por exemplo: você pode mesclar suas cores favoritas, criar padrões de cor em cada prateleira ou até investir num look monocromático para suas comidas.

A Vem tem produtos em várias cores que combinam com você. Tem para os que gostam de tons pastel, clássicos, diferentões e até sem cor nenhuma. Então, acesse nosso site e escolha os seus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *