O arroz é presença garantida nas mesas de muitas famílias em nosso país. Caso ele não falte na sua rotina, chegou a hora de aprender como fazer um arroz soltinho!
Arroz e feijão é a combinação mais consumida nacionalmente! Garante uma boa refeição rica em carboidratos, ferro e vitaminas. Mas o grão é muito apreciado em outros países do globo também. Ele serve de base para muitos outros pratos: paella, gohan, risoto e outras delícias.
Assim, apesar de ser preparado inúmeras vezes, quando você parou e pensou se estava fazendo da forma certa? Os processos são automatizados naturalmente, então, não se culpe. Agora, vamos ver como garantir que o arroz fique bem soltinho na hora de servir!
Primeiro, confira o tutorial em vídeo do MasterChef ® Raul Lemos:
Onde começa o arroz soltinho?
Um bom arroz branco soltinho começa pela escolha dos grãos!
Quero meu Bowl Wit de Lançamento!
Sabia que existem inúmeros tipos de arroz? O que comemos diariamente é o tipo “agulhinha”.
Opte sempre pelos grãos já lavados e translúcidos. Os grãos lavados evitam que o arroz se quebre, liberando amido, o que deixa o arroz empapado. Mas, se optou pelos grãos não lavados, lave até a água sair translúcida do arroz.
No começo, a água sai leitosa. Assim, faça movimentos leves para não danificar. E deixe secar muito bem, depois na hora que for misturar o óleo no arroz, pois a água prejudica a absorção de gordura.
Faça a selagem dos grãos
Na parte de refogar o arroz, devemos usar um fio de óleo (não pode encharcar o grão). Afinal, a selagem nada mais é que criar uma “casca” no arroz, assim não há contato do amido com a água.
Esquente a água antes
Você deve cozinhar o arroz já em água quente por dois motivos:
1 – a água fria pode “lavar” o óleo do arroz;
2 – a água quente acelerará o processo de cozimento.
A água pode ser por volta de 75º, pois é a temperatura em que o arroz começa a cozinhar.
Arroz soltinho: com ou sem tampa?
Cozinhe, sempre, em fogo baixo e tampa fechada. Isso fará que o arroz cozinhe na mesma temperatura, aperfeiçoando seu prato. Tire a tampa somente na etapa final, onde resta apenas um restinho de água no fundo da panela.
Depois do arroz seco é só comer, né?
Não! Agora vem o último passo. Após secar toda a água do arroz, use um garfo para soltar, com carinho, os grãos entre si e sirva numa travessa bem elegante, pois a apresentação amplia a experiência.
Assim, esse processo elimina o vapor entre os grãos de arroz e mantém o alimento mais solto e saboroso!
O que achou dessas dicas? Sabemos que esse assunto é muito polêmico entre as cozinheiras(os) de plantão! Por isso, queremos saber se você tem mais alguma sugestão para nós gabaritarmos o quesito arroz soltinho.
Na hora de servir
Use:
Para acompanhar o arroz de todo dia
Use:
Quando a panela é tampada, não corre o risco da água subir e derrama-la fora da panela?
Olá, Luiz. Tudo bem?
Ótima pergunta. Realmente pode acontecer, assim, vale deixar a panela “entre aberta”, para o vapor não acumular e expandir em forma de bolhas. Mas isso vária de panela para panela.
Luiz, gostaríamos de compartilhar outra receita, que está sendo bem avaliada pelos nossos leitores. Clique aqui e confira como fazer o Bolo Trufado, VEM!