Porque deixar o feijão de molho: entenda os benefícios!

Entenda de uma vez por todas porque deixar o feijão de molho, bem como a lentilha e o grão de bico, e veja as dicas do MasterChef ® Raul Lemos!
Feijão, grão de bico e outros grãos de molho na cozinha, em saladeiras Vemplast da Linha MasterChef
Feijão, grão de bico e outros grãos de molho na cozinha, em saladeiras Vemplast da Linha MasterChef

Você se lembra do tempo, em que era costume deixar vários tipos de alimentos de molho, geralmente de um dia para o outro, para só então prepará-los? Com a correria do dia a dia, acabamos perdendo esse costume e ignorando a sabedoria dos mais velhos. Neste artigo, você vai entender porque deixar o feijão de molho, assim como outros grãos, é fundamental antes de cozinhar!

Para que serve o remolho?

Acontece que o remolho é indispensável quando o assunto é deixar o alimento livre de substâncias externas, principalmente nos casos de grãos como feijão, lentilha, grão de bico etc.

Motivos para deixar o feijão de molho

  • remoção de substâncias externas e antinutrientes
  • hidratação dos grãos
  • amolecimento dos grãos
  • redução dos gases

Como deixar grãos de molho

Para realizar o remolho, é necessário deixar o alimento na água por pelo menos 24 horas, realizando a troca desta água de 2 em 2 horas. Caso não consiga realizar a troca nesse intervalo, ao menos duas trocas de água é importante fazer.

Fazendo esse processo, é possível notar a presença de uma espuma, que se forma na superfície da água, é nessa espuma que encontramos os antinutrientes presentes nos grãos.

Remoção de antinutrientes

Esses antinutrientes atrapalham a absorção dos nutrientes de verdade, fazendo com que alguns dos componentes sejam parcialmente inibidos e reduzindo sua capacidade nutricional.

Por isso, este processo é importante para que você consiga aproveitar cada nutriente presente no alimento!

Além disso, fazer o remolho é importante também para hidratar e amolecer o grão e também reduzir a formação de gases, pois facilita a digestão.

Utensílios para deixar grãos de molho

Para fazer o remolho, é importante os grãos estarem submersos na água. Para te ajudar a encontrar o utensílio de cozinha ideal, separamos indicações dos produtos Vemplast. Destacamos a Linha MasterChef ®, com as Saladeiras Moove, as Travessas Stillo e as Sopeiras Cheff.

linha-completa-de-produtos-masterchef-da-vemplast-para-sua-cozinha

Dicas do MasterChef ® Raul Lemos para deixar os grãos de molho


One thought on “Porque deixar o feijão de molho: entenda os benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *