Entenda o significado do ovo de Páscoa!

Já parou para pensar qual a origem e o significado do ovo de Páscoa? Descubra onde e como surgiram os símbolos dessa celebração religiosa!

O cenário é este: domingo cedo, correria de crianças, você esfrega o sono do olho e pensa: “Como eu queria achar ovos de chocolate”. Essa realidade de domingo de páscoa nos sonda desde que nos conhecemos por gente, né? Mas já parou para pensar de onde veio esse costume? Qual o significado do ovo de Páscoa? De onde ele veio? Aliás, o que comemoramos mesmo na páscoa?

Significado da Páscoa

A páscoa é uma celebração religiosa, atrelada ao cristianismo e ao judaísmo.

Para os cristãos, comemora-se o renascimento de cristo. Conhecida também como Domingo da ressurreição, pois segundo a religião Jesus Cristo teria voltado a vida após três dias de sua crucificação, tornando essa a mais antiga comemoração cristã. A data da páscoa é calculada pelas luas (datas móveis) o que influência nas datas de outras celebrações cristãs como o Carnaval.

Pesach

Já pelo lado dos judeus, a páscoa, ou pesach, ocorre na mesma época do ano dos cristãos, porém o contexto da celebração é diferente. A comemoração é pela libertação do povo Hebreu da escravidão no Egito, liderada por Moisés.

Como agradecimento ao início da primavera no hemisfério norte, os judeus faziam as oferendas dos primeiros frutos das novas colheitas – isso tem como simbologia uma de nova vida ou de renascimento.

A celebração da pesach dura vários dias a fim além de comemoração, reflexão.

Significado do ovo de Páscoa

Em algumas religiões, o ovo tem grande importância como símbolo de vida ou nascimento. Em algumas mitologias, os deuses ou até mesmo o universo vieram de um ovo, que eles chamavam de ovo primordial.

Família comemora a Páscoa com ovos coloridos dentro da Sopeira Oriental da Linha Tendência da Vemplast!
Família comemora a Páscoa com ovos coloridos dentro da Sopeira Oriental da Linha Tendência da Vemplast!

Devido a expansão do cristianismo para a região da Mesopotâmia, a maior probabilidade para explicar a origem e o significado dos ovos de páscoa é a mistura de influências culturais, que culminaria com o ovo como símbolo da ressurreição de Jesus.

VEJA TAMBÉM: o significado das cores

Primeiros ovos de páscoa

Uma parte das festividades era cozinhar os ovos e colori-los. Muitas vezes pintavam de vermelho, simbolizando o sangue de Cristo. Assim eram os primeiros ovos de páscoa. Ao pintá-los era uma forma também de distinguir um ovo de páscoa de um ovo qualquer.

Como os cristãos não comem ovos na chamada quaresma, sobravam muitos ovos e isso trouxe a tradição de pintar.

Brincadeiras da páscoa

Com os ovos pintados, começam os jogos e brincadeiras de páscoa. O mais famoso era esconder os ovos coloridos, e a criança que achasse mais ovos ganharia um prêmio no final.

Criança brinca de caça aos ovos coloridos na Páscoa!
Criança brinca de caça aos ovos coloridos na Páscoa!

Haviam as corridas com ovos também. Nessa brincadeira, a criança equilibrava o ovo com uma colher, sem deixar caí-lo.

No hemisfério norte, a brincadeira mais comum era a briga de ovos. Cada um ficava com seu ovo colorido, batia-se um ovo no outro alternando um de cada vez. Quem conseguíssemos quebrar o ovo do oponente e deixar o seu intacto venceria, e poderia até comer o ovo do oponente.

Você já viu essas tradições por aí ou é só aqui em casa? Muito curioso saber como surgiram os costumes que ainda fazem parte de nossas celebrações!

Decoração de Páscoa

Na Europa central, onde fica hoje a Alemanha, os ovos pascoais também têm a função decorativa. Por lá, o costume é pendurar os ovos coloridos em árvores e plantas. Por se tratar da primavera, é a comemoração de uma nova vida.

Origem do Coelho da Páscoa

Ainda na região da Alemanha, nesse mesmo contexto foi onde surgiu o tão famoso Coelho da Páscoa. Inicialmente, a Lebre de Páscoa.

O coelho (ou a lebre) são símbolos de fertilidade, por terem muitos filhotes a cada ninhada. A época em que esses animais estão mais propícios ao acasalamento é justamente no início da primavera do hemisfério norte. Então, na escolha de um animal para simbolizar a data, certamente seria o coelho (ou lebre).

Como surgiu o ovo de chocolate

Esse símbolo veio, provavelmente, da Europa. No início do século XIX, eram cascas vazias de ovos de verdade, recheados com chocolate. Ainda se discute sobre origem alemã ou francesa.

O primeiro chocolate em forma de ovo foi feito na Inglaterra, em 1873 com a diferença de ser maciço, e não oco, como é o costume hoje.

Os moldes desses ovos eram muito trabalhosos, e só conseguiram popularidade com a produção em larga escala na Páscoa na virada do século XX.

Ovos de Páscoa nas gôndolas dos supermercados, atualmente.
Ovos de Páscoa nas gôndolas dos supermercados, atualmente.

O resto é história! Esse é o significado do ovo de Páscoa. Hoje, passamos sob inúmeros ovos no supermercado, contamos histórias para as crianças e presenteamos aqueles que amamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *