Cozinhar é um ato de prazer para muitos de nós, isso é fato. Mas na mesma medida que nos sentimos satisfeitos quando a comida dá certo, nos decepcionamos quando ela dá errado. E o pior: e quando você vai dar uma garfada em um prato saboroso e sente que o gosto não é aquele que você esperava? Como corrigir? Nesse texto te contaremos algumas maneiras clássicas em que a nossa comida pode desandar. E mais: como podemos salvá-las desses erros, afinal de contas, desperdiçar jamais, não é?!
Comida queimada
Talvez a pior das sensações que podemos ter enquanto estamos comendo é a de provar comida queimada. Mas se o caso for esse, fique calmo! Em casos de alimentos grandes e fatiáveis, vale a pena cortar ou descascar a parte queimada para aproveitar o resto. No caso de alimentos como arroz e feijão, basta você colocar a panela em água fria para conseguir desprender a parte boa da queimada. Logo após, transfira a comida boa para outra panela e finalize o processo!
Comida salgada
Enquanto o gosto de comida queimada é desagradável, a sensação que melhor descreveria a comida salgada demais é desconfortável. Apesar disso, consertar comida salgada é ainda mais fácil do que consertar comida queimada. No caso de comidas com molho ou ensopadas, como estrogonofe ou cremes, basta descascar e cortar uma batata em rodelas médias. A partir daí, é só deixá-las cozinhar dentro deste molho/caldo. As batatas vão absorver o sal em excesso e deixar o seu prato balanceado novamente. Logo após, é só retirar as batatas antes de servir e sua comida estará salva!
Outra mistura infalível é a união de dois coringas na cozinha. Para carnes, picadinhos e comidas triviais como arroz, esses erros são ainda mais simples de consertar. Basta juntar uma colher de sopa de açúcar com uma colher de sopa de vinagre. A acidez do vinagre e a doçura do açúcar contrabalanceiam o salgado excessivo.
Além desses dois clássicos, temos outras soluções interessantes para salvar sua comida salgada: o limão serve como neutralizador de sabores (doces e salgados), o pão amanhecido absorve os temperos em excesso e uma mistura de uma colher de chá de amido de milho diluído em água serve como um potente neutralizador de sabores.
Comida apimentada
Amada por uns, odiada por muitos, a pimenta divide opiniões na cozinha. Mas até para aqueles que gostam, quando em excesso, são poucos os que aguentam uma comida extremamente apimentada. Assim como os casos anteriores, nós também temos soluções para isso! A primeira delas é a já citada batata, para neutralizar os temperos excessivos. Mas outro trunfo na cozinha contra os pratos apimentados é o leite! Basta adicionar uma quantidade pequena (proporcional ao tamanho do prato que você está preparando) de leite à sua comida apimentada que logo essa sensação desagradável é amenizada.
Outra opção, caso o leite não caiba dentro do seu prato, é balancear a pimenta com toques ácidos. Seja por um pouco de limão ou até umas gotas de vinagre, o sabor acentuado da pimenta é quase que 100% neutralizado.
Comida doce
Outro item que divide opiniões: a comida extremamente doce pode ser muito desconfortável para quem não gosta. E, por incrível que pareça, a ideia para neutralizá-la pode vir adicionando outros doces ao seu prato. Caso a doçura do prato esteja desagradável, é sugerido que se bata uma pequena quantidade de chantilly para acompanhá-lo (de preferência sem açúcar). Outra opção é o chocolate amargo ou meio amargo, que impede aquele sabor desagradável de doce em excesso na boca.
Outras opções para consertar tais erros são a adição de outros sabores marcantes no seu prato, como as frutas cítricas e as especiarias. No caso das frutas, podem ser na forma de calda, geleia (com pouco açúcar, claro) e até in natura. As especiarias, apesar de mais difíceis de inserir, podem ser grandes trunfos na luta contra a comida temperada em excesso. Adicionar, de alguma forma, um pouco de cravo, canela, pimenta-preta ou anis-estrelado, pode te salvar da doçura exagerada!
Receita de bolo de limão: ácido e doce na medida certa
Comida ácida
A comida ácida (não confundir com comida azeda, passada) é quando temos aquele prato em que um toque de limão daria um gostinho todo especial, mas que por usarmos demasiadamente, causou aquela sensação esquisita de incômodo para engolir ou de arrepio na boca por conta da acidez. Dessa forma, para solucionar essa questão é muito mais fácil do que você imagina. Você precisa adicionar uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e misturar bem. O bicarbonato sugará a acidez excessiva e salvará seu prato.
Comida amarga
O último dos erros é a temida comida amarga. É normal que existam alimentos que sejam mais amargos que os outros, como a berinjela e o tradicional café. Mas estar cozinhando e amargar sua comida é uma sensação realmente das mais desesperadoras. Contudo, até esse problema tem solução, e são vários!
O primeiro deles é a adição de algum tipo de gordura ao preparo. Manteiga, margarina, leite ou algum tipo de queijo, além de servirem para amenizar pratos apimentados, também tiram a sensação de amargor, quando ela existe.
Por falar em pimenta, o que em alguns casos era o problema, aqui pode ser a solução. Comidas com amargor excessivo podem ser resolvidas com um toque do tempero. Por último, a solução para o caso de muitos pratos que ficaram amargos é simplesmente aguardar a comida esfriar. Com ela resfriada, o amargor é aliviado. A partir daí, você pode retomar o preparo ou até mesmo comê-lo frio.
Seja doce, salgada, ácida, apimentada ou até mesmo queimada, a sensação de achar que “perdeu” determinado prato por ter se empolgado na hora de cozinhar é sempre péssima. Mas com essas pequenas dicas, você conseguirá não só as salvar desses erros, como também conseguirá torná-las deliciosas novamente!