O consumo de sorvete cresce cerca de 70% durante o verão, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). Ou seja, uma ótima oportunidade para aumentar as vendas no inicio do ano na sua sorveteria. Aproveite que a sobremesa vai estar em alta e dê uma olhada nas dicas que separamos para você.
Antes de mais nada, é preciso montar um esquema de planejamento para que tudo que você for pôr em prática durante o período do calor esteja indo de acordo com o que consiga realizar. Isso é extremamente importante, principalmente, para se manter dentro da verba e se manter centrado no seu objetivo.
Por enquanto, vamos falar só sobre alguns pontos que podem alavancar suas vendas, mas seu objetivo pode ser expandir sua presença no mercado ou lançar um sabor especial só pro período planejado.
Faça promoções especiais
Com a parte do planejamento já concluída, que tal falar sobre o jeito mais confiável de dar aquela animada nas vendas? Nada melhor para aumentar as vendas no inicio do ano do que uma velha e boa promoção. Ela é sempre uma ótima opção pra chamar atenção do seu público, enquanto você consegue atrair novos consumidores para a sua marca ou produto.
Inclua seus produtos mais vendidos na promoção como um “carro chefe” e pronto! Essa medida já vai alavancar seus resultados, mas não tem só essa dica não.
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Capriche na decoração
Além da promoção, você vai precisar de algum outro motivo para que seus clientes aproveitem mais dos seus produtos, e como o ditado diz “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, nada melhor do que caprichar na decoração da sua loja.
O encanto pode acontecer pelo próprio ambiente, que tal uma decoração praiana ou até mesmo algo relacionado à neve ou o gelo? Mas além disso, uma boa impressão do local está sujeito a outros fatores, continue lendo o artigo e vamos apontar quais são.
Diversifique o cardápio para aumentar as vendas no início do ano
A diversidade de produtos em uma sorveteria é essencial. Mas é preciso oferecer mais do que opções variadas de sabores. É importante pensar nos clientes com restrições, como os diabéticos, intolerantes à lactose ou até mesmo aqueles que optam por uma alimentação vegana. Oferecer possibilidades que atendem esse público demonstra também que você se importa com o seu cliente.
Mais um fator de diversificação é trazer novos nichos como, por exemplo, o açaí, que já ganhou o paladar de norte a sul do país. Pense em como ampliar seu cardápio e sempre oferecer novas possibilidades.
Padronize os utensílios
É interessante nesse cenário explorar a ideia de padronizar os itens do ambiente. Assim, além de combinar toda a parte estética do ambiente com o que é oferecido aos clientes, você também consegue economizar na hora da compra dos itens.
Um exemplo de economia com estilo está nas taças de sobremesa da Vem, que além de estar disponíveis em diversas cores, são muito resistentes, o que proporciona economia e segurança para o seu negócio.
A padronização dos utensílios dá um charme a mais pra sorveteria e deixa ela com mais personalidade. Assim, fica mais fácil cativar o consumidor, então procure ideias para harmonizar o ambiente com os produtos que serão servidos.
Inove na apresentação
Ainda falando sobre a apresentação dos sorvetes, você também pode pensar em formas de explorar a temática escolhida nas embalagens dos sorvetes, assim eles conseguem chamar ainda mais atenção até mesmo das prateleiras.
Nessa embalagem, você pode explorar a ideia da sensação refrescante do sorvete junto do próprio sabor.
E, como falamos no começo, você pode aproveitar a deixa de períodos como o verão para explorar novos espaços do mercado, um exemplo é a alternativa do delivery que, conseguem alcançar consumidores que não querem deixar o conforto de casa.
Nesse caso, é interessante pensar em formas de realizar a entrega sem colocar o sorvete em risco de derreter, afinal, mesmo em caixas térmicas, o calor ainda é uma ameaça ao sorvete.