No último dia 5, a Pantone lançou Mocha Mousse como a Cor do Ano 2025. A empresa referência em colorimetria aplicada ao mercado, design e áreas correlatas o descreveu como um tom de marrom bem tradicional. Controvérsias a parte, é inevitável entender que, de fato, esse tom estará entre as maiores tendências do ano no que se diz respeito a design, arte, arquitetura e cultura pop em geral. Mas a Pantone não “dita as regras” sozinha.
A Pantone busca encontrar com a Cor do Ano o “zeitgeist global”, ou seja, o momento em que a sociedade se encontra. Além disso, se trata de um conjunto de crenças, regras, vivências e experiências coletivas que descrevem o ano que se inicia. É com base nesse estudo incessante que eles encontraram no Mocha Mousse a síntese do nosso 2025. Embora com reações das mais variadas possíveis, uma maioria considerável foi contra a escolha do tom.
Outra referência na área é a britânica WGSN (Worth Global Style Network), empresa de previsão de tendências que fornece consultoria para grupos e marcas importantes. Junto da Coloro, um sistema de cores global, que alinha processos em design para inúmeras marcas importantes, as duas fizeram um levantamento de tendências que contou com um estudo incessante de consumo, mercado, influências e expectativas. Assim, a paleta de cores que servirá como inspiração para o ano que se inicia muito em breve foi lançada a partir daí.
Transcendent Pink, “Rosa Pálido” [Coloro: 028-80-08]
Um tom de rosa muito mais neutro do que o poderoso pink que conhecemos. O Transcendent Pink flui quase que para um tom que encontramos na natureza. A cor é referência e utilizada até dentro do meio digital, em inteligências artificiais e estúdios de design voltados para internet e conteúdos audiovisuais. Daí o nome “Transcendental”. Portanto, o pink supera as barreiras do imaterial, conseguindo estar em evidência tanto em nosso dia a dia quanto na internet, inteligências artificiais e redes sociais.
Apelidado no português de Rosa Pálido, o tom se caracteriza como “discreto e sofisticado”, se aproximando de uma nuance neutra. Aliás, essa cor proporciona uma sensação de tranquilidade e conforto menos comum em tons de rosa mais vibrantes. Democrático, pode ser uma opção interessante para englobar gostos em comum de diferentes públicos.
Future Dusk, “Azul Profundo” [Coloro 129-35-18]
O tom que a Casacor descreveu como “azul profundo” é o carro-chefe da WGSN para 2025. Tom entre o azul, o cinza e o roxo, ele é, de certa forma, uma continuação da tendência do Midnight Plum, do levantamento de 2024. Unindo o real e o virtual, o terreno e o etéreo, o Future Dusk tem como inspiração o espaço e o universo cósmico. O azul profundo traz aconchego familiar e uma sensação de conforto ao moderno, independente e futurista.
A WGSN notou uma tendência da popularização de tons que sejam mais atemporais, que envelheçam de forma mais autêntica. Portanto, a escolha pela cor do ano é pelo apelo e determinada popularidade mesmo após surfar pelo “hype” (o que muitas cores do ano eleitas pela Pantone não conseguiram). A aposta pelo Future Dusk é feita a partir desta concepção de atemporalidade. As palavras-chave da WGSN para a cor são “temperamental, misteriosa e acrônica”. Essa ideia reúne a confiança e tradição do azul com a criatividade, inovação e dinamicidade do roxo.
Aquatic Awe [Coloro: 086-70-25]
O “turquesa transformador” surgiu, na verdade, até como forma de ser um agente conciliador, um ponto de encontro da natureza com o mundo digital. Facilmente associado à bioluminescência da vida marinha, o Aquatic Awe surge a partir do momento que as águas dos mares e oceanos tocam o primeiro raio de sol do dia. Esse aspecto natural do tom proporciona uma sensação única de bem-estar e conforto. Além disso, surgem as referências retrô, que remetem aos anos 50 e 60, principalmente quando o tal turquesa é aplicado à decoração e arquitetura.
Dessa forma, seguindo a premissa de um presente e futuro cada vez mais conectados e interligados à tecnologia e internet, o Aquatic Awe une a realidade à fantasia, remetendo a imersão e sensação de relaxamento e bem-estar possíveis de serem encontrados no “mundo real”, além dos mais variados ambientes virtuais.
Ray Flower [Coloro: 037-82-32]
Talvez a opção mais ousada (e interessante) da parceria WGSN + Coloro seja o vibrante Ray Flower. O tom de amarelo, retomado com muita força no início da década, nos anos de 2020 e 2021, é resgatado rápida e até que surpreendentemente. Entretanto, a justificativa para essa escolha, ao contrário das anteriores, não tem muita relação com a conexão real-digital.
Dessa forma, dando mais ênfase à questão ambiental, o tom remete ao projeto multidisciplinar da designer britânica Jess Redgrave, que propõe o uso de girassóis para a produção de materiais como celulose e pigmento para corantes, dando espaço ao uso do ecossistema e de maneiras mais naturais — e menos degradantes — para obtermos resultados estética e ecologicamente mais satisfatórios.
Assim, remetendo ao mesmo universo cósmico do Future Dusk, o Ray Flower faz menção em suas nuances radiantes aos eclipses solares e lunares, que trazem ao planeta uma tonalidade tanto clássica como futurista, além de trazer o amarelo vibrante, nesse sentido, como maneira de amarrar este conceito.
Sunset Coral [Coloro: 009-58-31]
Descrita como intensa e energizante, mas com nuances que proporcionam o relaxamento progressivo, o tom de coral encontrado como uma das cores do ano pela WGSN serve como um pedido de calma à nossa rotina e nossas vidas que andam na velocidade máxima. Fazendo uma reflexão a respeito da necessidade de levarmos a nossa obsessão com produtividade muito a sério, o Sunset Coral nos convida a recostar, descansar e assistir um pôr do sol diante da importância crescente de nos desconectarmos diante de tempos tão desafiadores.
Outrora muito utilizada na arquitetura em tons menos potentes e mais próximos do acinzentado, o tom lembra o já conhecido terracota, também muito popular durante os anos 90 e 2000. Proporcionando a sensação de aconchego, aliada ao bem-estar de uma cor nostálgica, o coral de 2025 é o convite perfeito para o tão desejado “reset” proposto pela WGSN.
Fontes: fashiontrendsetter.com/v2/2023/05/20/wgsn-and-coloro-announced-color-of-the-year-2025-future-dusk/
casacor.abril.com.br/noticias/decoracao/tendencia-2025-cinco-cores-que-estarao-em-alta