O que torna os materiais da VEM tão duráveis?

É sabido que a VEM trabalha principalmente com três frentes: o policarbonato, o polipropileno e o silicone. E é sabido que, apesar de se tratarem de polímeros que agem como plásticos, definitivamente não se trata da mesma vasilha tradicional de nosso dia a dia para esquentar ou armazenar comida. Mas o que diferencia esses materiais dos nossos? Isso é o que explicaremos agora.

Polipropileno

O primeiro deles, o polipropileno, tem algumas características clássicas. Apesar de mais pesado que o plástico comum que temos em nossas casas, ele é um pouco mais pesado que o policarbonato. Se trata de um material extremamente versátil, já que pode ser usado em diversas ocasiões. Entre elas, estão embalagens, dispositivos elétricos, filmes, cordas, cabos e tapetes e, é claro, em utensílios domésticos, como fazemos na VEM.

O PP (sigla para polipropileno) é um excelente estabilizador térmico, ou seja, retém a energia em forma de calor de forma que não transfira para o corpo humano. Isso possibilita que o material seja usado de forma antitérmica. É por esse motivo, também, que optamos pelo PP para a confecção de diversas peças na VEM, já que elas não têm seu calor transferido para nossas mãos como acontece com o vidro, o alumínio, o plástico e a porcelana, por exemplo. Outra das vantagens do polipropileno é o fato de ser um produto atóxico. Isso significa que ele se torna um produto seguro para manuseio e uso em culinária. Afinal de contas, jamais ofereceríamos um produto para você que não fosse o melhor, não é?!

A solução ideal para sua cozinha

Além de seguro, o PP também é extremamente resistente. Tanto para bases ou ácidos diluídos, o polipropileno apresenta resistência suficiente que o torna uma excelente opção para o armazenamento e embalagem de líquidos. O produto também resiste bem quanto ao uso e à fadiga, mantendo seu formato com tranquilidade mesmo após o uso excessivo, torções, dobras e flexões.

100% reciclável, o polipropileno tem na sustentabilidade outro de seus grandes trunfos. Utilizável até seu descarte (muito menos comum do que o plástico convencional e/ou materiais descartáveis), quando levado para reciclagem. Neste momento, se derrete o PP para que seja possível sua reutilização, caso necessário, que mesmo assim ele não emite gases tóxicos. Dessa forma, ele se torna tornando o material ideal para contribuir para a circulação da economia e renovação de matéria-prima.

Policarbonato

O mais firme dos três, quem olha de longe até imagina que se trate de porcelana ou vidro, quando transparente. O policarbonato, ou PC, é um polímero extremamente seguro, resistente e com um excelente custo-benefício. Sua resistência o transforma em um dos termoplásticos mais resistentes a impactos, quedas e torções. Ao contrário do acrílico, muito confundido com o policarbonato, ele não racha, não trinca e é muito difícil se quebrar, tornando-se uma opção praticamente inquebrável. Ter um produto de policarbonato é ter um produto para a vida toda.

Outra característica muito interessante do policarbonato é a sua incrível luminosidade. Em sua versão natural, é completamente transparente. Aliado à sua resistência e firmeza, torna a opção ideal para telhas transparentes e uso em construção civil em geral. Definitivamente outro material muito versátil.

Sua adaptabilidade térmica permite que o policarbonato não se derreta facilmente, ou seja, se molda nos mais diferentes formatos, como em nossos copos e taças da linha Salut, que são resistentes, seguros e praticamente inquebráveis. Dessa forma, o PC se torna uma opção muito interessante para aqueles que desejam um material moldável quando aquecido, mas resistente quando em temperatura ambiente.

Versátil, resistente e completo

Excelente isolante térmico, o policarbonato é resistente, além do impacto, também a chamas e alto impacto térmico, suportando tanto altas quanto baixas temperaturas. Além disso, ele também não é inflamável, o que o torna o material perfeito para manuseio doméstico, já que seu uso é adequado tanto no freezer quanto no micro-ondas sem que se perca a forma, derreta, trinque ou se deforme.

A parte de todas essas características positivas, o policarbonato ainda agride muito pouco o ecossistema, já que se trata de outro produto 100% reciclável. A reciclagem deste produto é uma opção fácil e sustentável porque ajuda a reduzir o acúmulo desenfreado de resíduos em aterros sanitários, além de promover uma economia circular tanto para quem o recicla quanto para quem consome o policarbonato em suas casas.

Tendo em vista seu uso como utensílio doméstico, o PC ainda se torna uma opção de custo-benefício valioso. Todas suas qualidades listadas acima, além da capacidade de se manter visualmente saudável por um tempo muito maior o torna uma opção muito barata para quem deseja um produto duradouro, já que quando manuseado de forma correta, diminui a sua necessidade de reposição de utensílios domésticos drasticamente, causando assim, além de um impacto positivo no meio-ambiente, um impacto positivo no seu bolso.

Silicone

O último dessa lista, mas definitivamente não o menos importante, o silicone é um velho conhecido de quem ama cozinhar. Extremamente versátil e com diversas vantagens para o ambiente culinário, o material vem se popularizando cada vez mais no mercado e parece, cada vez mais, que veio para ficar.

O silicone traz inúmeras vantagens frente aos seus concorrentes. A primeira dela é o fato de ser um produto que, assim como o PC e o PP, é atóxico. Assim como os anteriores, os materiais não apresentam nenhuma substância química nociva para os alimentos, o que é extremamente importante para a nossa saúde e nossa segurança alimentar. Associado a isso, existe a questão da sua resistência ao calor, já que o silicone pode suportar temperaturas extremas, ir ao forno convencional, se expor ao frio extremo também sem se deformar ou liberar toxinas.

E tem mais!

Flexível e maleável, o silicone pode se dobrar e torcer sem que perca sua forma original. Os produtos de silicone da VEM, inclusive, contam com ainda mais vantagens quando comparados ao silicone tradicional, já que, por se tratarem de silicone 100% puro, de origem alemã, eles não rompem quando torcidos ou submetidos a força excessiva, além de não esbranquiçarem. É uma opção e tanto para quem deseja longevidade de seus utensílios na cozinha.

Outra característica que favorece seu uso para fins culinários é o fato de o silicone não transferir gosto ou odor para os alimentos ou materiais que entram em contato com ele. Dessa forma, fazendo com que prevaleça o sabor original de seus pratos, sejam eles quentes ou frios. E após terminar de cozinhar, não precisa ficar preocupado para lavá-lo, já que ele não risca, não é abrasivo, é antiaderente, não enferruja, não mancha e nem solta resíduos. Ah, mas fique tranquilo, porque produtos com silicone de qualidade, como o da VEM, podem ir à máquina de lavar!

Quer saber ainda mais? Acesse mundovem.com.br e conheça essas e outras inúmeras linhas dos mais diversos materiais que pensamos com muito carinho para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *